domingo, 11 de maio de 2014

O BE regressou ao passado. Bom, se calhar nunca de lá saiu...

Provavelmente com saudades do PREC o Bloco de Esquerda resolveu fazer uma espécie de viagem no tempo ocupando um edifício devoluto em Lisboa. Este regresso a um dos períodos mais trágicos da história recente portuguesa mereceu, sabe-se lá porquê, o entusiasmo de uns quantos ignorantes que, por diversas formas, têm manifestado o seu regozijo por esta acção ilegal e, talvez, até passível de ser considerada como criminosa.
As casas, por mais difícil que este conceito seja de entender para certa malta, são propriedade de pessoas. Que podem fazer delas o que entenderem. Desde que isso, como é óbvio, não colida com a lei. Acredito, no entanto, que manter um prédio devoluto não será uma opção comum entre os proprietários dado que manter um activo sem produzir riqueza é uma escolha manifestamente parva. Quase tão parva como a opinião que reproduzo acima e que recolhi entre as muitas que hoje se podem ler no facecoiso e nas caixas de comentários de alguns jornais onde o assunto é comentado.
Toda a gente concordará que a existência de inúmeros prédios vazios, nas cidades e não só, é hoje um dos maiores problemas que se coloca em termos urbanos. Mas, por muito que isso custe a aceitar a alguns, os proprietários são as maiores vitimas dessa situação.

7 comentários:

  1. Como perguntam os gajos d'O Insurgente, e se em vez do BE fosse o PNR??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui...Nesse caso eram uns malandros da pior espécie!

      Eliminar
  2. Subscrevo inteiramente.O actual BE é uma sombra do original e ou da 2ª versão.

    Claro que "os proprietários são as maiores vitimas dessa situação" mas junta a isso os anos e anos metidos em tribunais devido a heranças e outras danças.

    Quando vejo no programa da SIC "Abandonados" tenho imensa pena de ver tanta coisa estragada pelo tempo e votada ao total abandono e por vezes pergunto a mim mesma: os proprietários deveriam pelo menos limpar porque em muitos há papelada, restos de tudo e mais qualquer coisa.

    Quanto aos comentários ali em cima...é tão fácil falar mas dar o exemplo ui,ui porque a maioria dos prédios devolutos, pela calada da noite ou até durante o dia, serve de abrigo aos sem-abrigo e sobretudo ao mundo da droga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos centros urbanos estão a cair precisamente pela dificuldade dos proprietários em "livrarem-se" das casas. E como prémio por não as conseguirem vender ou não lhes aprovarem os projectos para as recuperarem ainda lhes agravam o IMI por não estarem ocupadas...Ser proprietário neste país é uma coisa fantástica!

      Eliminar
    2. Essa do IMI bem como "aprovação de projectos" tem muito que se lhe diga... varia muito em função da cunha etc, etc, etc.!


      Eliminar
  3. O tuga adora estas coisas.
    A questão que coloco é simples. O que diriam se a(s) ocupação(ões) tivesse sido feita por alguns Partidos que a malta conhece?

    O BE é, como sabemos, uma manta de retalhos.
    Ainda se mantém em pé mas o seu fim deve estar próximo.
    Uma espécie de Partido Renovador Democrático (PRD), só que mais resistente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é como os misseis do tempo da guerra fria. Havia os maus que eram os da NATO e os do Pacto de Varsóvia, que apesar de apontados para nós, eram os bons.

      Eliminar