segunda-feira, 1 de abril de 2013

TMIP. A nova taxa que vamos pagar um dia destes


Os municípios cobram-nos taxas por tudo e por nada. Mas, na opinião dos autarcas, ainda não são as suficientes. Temos de pagar mais. Há que financiar o regabofe autárquico que não parece dar mostras de se conter perante a austeridade. A crise e a recessão forneceram até uma janela de oportunidade para esturrar ainda mais dinheiro a pretexto do combate às ditas e de um suposto auxilio às populações. Daí que - com crises ou sem elas, com austeridade ou não – será sempre necessário esmifrar os bolsos ao contribuinte. Pelo menos enquanto, como até aqui, a malta apenas se chatear com os ministros das finanças e for perdoando as tropelias dos seu autarcas.
Depois da inacreditável taxa sobre as dormidas que alguns municípios já estão a cobrar, cerca de um euro por noite e por pessoa em unidade hoteleira situada na área de circunscrição do respectivo município, pensou-se que já não haveria mais para taxar na esfera das competências municipais. Puro engano. Vamos, em breve, ter mais uma. Lembraram-se uns génios auto proclamados que existe ainda um serviço prestado pelas autarquias que não é pago directamente pelos munícipes. A iluminação pública. Trata-se de um serviço pelo qual os municípios pagam anualmente muitos milhões de euros, que requer investimentos avultados e do qual não têm qualquer retorno. Adivinha-se, por isso, que na factura da electricidade, um destes dias, apareça mais uma linha. A TMIP. Taxa Municipal de Iluminação Pública. Para nos deixar um pouco mais às escuras.

6 comentários:

  1. Alguns já cobram por pasagem de cabos, fios e o raio que parta tanto rapinanço. Outros não cobram, mas os fornecedores de serviços dizem que cobram e, uns cêntimos a cada casa, ao fim do mês são uns milhões. Depois, é ver Granadeiros e compª como CEOs de empresas de roubo autorizado e generalizado, com vencimentos pornográficos. Se não constar do contrato inicial, não aceito nada que vier por acréscimo. Ultimamente, peço o respectivo livrinho e reclamo sempre que me pisam os calos. Ando muiiiito sensível!!! Se são exigentes connosco, tem de haver reciprocidade com quem nos presta serviços pagos.

    ResponderEliminar
  2. É da maneira como começo a mandar umas calhoadas aos postes ao pé de casa. Posso pagar essa taxa, mas vai-lhes sair caro!

    ResponderEliminar
  3. Cada dia que passa, mais desgosto tenho de ser português!
    Vejam só o caso de Isaltino de Morais... Agora até arranjou uma indemnização da CMOeiras para um seu SÓCIO...
    Dos 34 milhões de euros, quantos irão para Isaltino?
    Ladrões!
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar
  4. oh homem não lhes dê ideias!

    ResponderEliminar
  5. Olhe que eu tinha visto isto e tinha acreditado, achado que era possível. Kruzes, mt bom! A mentira e uma possível antecipação de um futuro possível :)

    ResponderEliminar