quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Saiam da frente!



De há umas semanas para cá resolvi praticar alguma actividade física para além daquela mais básica, tipo ir a pé para o trabalho ou uns trabalhitos no quintal e na propriedade. Atendendo à minha forma deplorável, dar uma volta de bicicleta - de vez em quando, que isto não convém abusar e não tenho vontade de me cansar muito - pareceu-me o mais apropriado.
Ir pedalar para o espaço reservado a ciclistas existente na nova avenida foi, assim de repente e dadas as características do percurso, a opção que se me afigurou mais razoável. Nada de mais errado. Ao longo da avenida circulam largas dezenas de pessoas que se dedicam às caminhadas de final da tarde - parte deles acompanhados pelos seus cães – e apesar da apreciável largura dos passeios a esmagadora maioria insiste em caminhar pela pista destinada às bicicletas. Donde muitos, mesmo na iminência de colisão com o veiculo de duas rodas, não saem nem por nada colocando em perigo a sua integridade física – o que não me preocupa por aí além – e especialmente de quem vai, de bicicleta, no sitio certo.
A zona reservada aos ciclistas está assinalada de forma adequada e o uso a que se destina não deixa qualquer espécie de dúvida ao mais burro caminhante. Daí não ser de fácil compreensão a estúpida tendência que esta gente manifesta para caminhar por ali. O melhor, se calhar, é ir pedalar para outro lado. Para, se o descobrir, um percurso reservado a peões, talvez. Ou então arranjar uma buzina.

2 comentários:

  1. Talvez isso aconteça porque a ciclovia não respeita aspectos básicos que era suposto os projectistas conhecerem (ver aqui: http://www.futurosustentavel.org/fotos/plano/Pages_from_Pages_from_plano_mobilidade_FSII_final_parteIV_a.pdf).
    De facto, a pista para ciclistas deveria estar mais próximo da circulação viária e não do lado onde, muito naturalmente, os peões se sentem (ou deveriam sentir) em maior segurança.

    ResponderEliminar
  2. Realmente é mesmo de burros e prega-lhes um susto que assim aprenderão.
    Se ainda não tivessem passeio, teriam desculpa...mas pela foto...havia de ser comigo!

    Não desistas e pratica nessa via porque faz bem e é menos perigoso do que andar na estrada. Pena é que o besta da nossa Câmara ainda não tenha feito uma ciclovia de Sintra (Vila) até Colares) porque cruzo-me com tantos, mas tantos e por vezes vejo a falta de respeito por parte dos automobilistas que me dá vómitos.
    Há dias passei-me com um...que mais à frente ultrapassei-o e travei-o mesmo em frente à GNR e nem te digo o que lhe disse e quando os 6 ciclistas chegarem e viram a "bronca" pararam...e foi o estalar da castanha.:)

    ResponderEliminar