quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A cultura da bjeka


Discordo em absoluto daqueles que asseguram estar a sociedade portuguesa adormecida, apática e pouco motivada para participar em movimentos de carácter cívico ou social. Não posso estar mais em desacordo. Senão vejamos o caso de Estremoz. Apesar de se tratar de um concelho do interior, com uma população de catorze mil habitantes espalhada por treze freguesias, maioritariamente idosa e em acelerado ritmo de desertificação, terá ainda assim, provavelmente, mais de uma centena de associações dedicadas a tudo o que se possa imaginar.
Poderá discutir-se, em relação à maioria delas, o mérito das suas actividades - muitas vezes circunscritas a comezainas – ou se a finalidade da sua constituição envolverá aspectos mais ou menos nebulosos. Pode, eventualmente, haver outras que terão tão poucos sócios que facilmente podiam reunir a assembleia-geral ao jantar e a direcção na cama. Haverá, até, algumas cuja existência será apenas do conhecimento daqueles que as constituíram e dirigem.  Ainda assim o número impressiona, quer face ao reduzido número de habitantes ou à diversidade das áreas a que as colectividades alegam dedicar-se.
Não sei se a “Associação dos Amigos da Bjeka”, agremiação de índole cultural e recreativa com sede nesta cidade, se inclui ou não nos itens atrás referidos. Presumo que contribua para o bem-estar dos seus sócios, desenvolva actividades e promova iniciativas. Tudo relacionado, espera-se, com o objecto alvo da sua predilecção. Apoios, estou desconfiado, não hão-de faltar.

4 comentários:

  1. Espero que os apoios não venham do erário público;chateia-me que os meus impostos sejam aplicados em associações com fins tão "nobres" Seria uma grande palhaçada!

    ResponderEliminar
  2. Motivos nobres certamente aparecerão para participação cívica e social. Nem que seja uma manifestação contra a redução da qualidade do tremoço, ou a favor dos copos gelados para servir a cervejola.

    Saudações!

    ResponderEliminar
  3. Realmente só no nosso Alentejo. Onde não há nada para fazer sobra tempo para a "bjeka".

    ResponderEliminar
  4. Bota desconfiança nisso...hummm

    ResponderEliminar