sexta-feira, 27 de julho de 2012

Porque raio não vão estes gajos cagar estacas para os países deles?!


Acho alguma piada às ideias, papagueadas pela comunicação social nacional, de um estrangeiro qualquer que resolveu mandar uns bitaites – cagar umas estacas, como diria a minha avó se fosse viva - acerca dos vencimentos que se praticam na função pública. Segundo a cavalgadura em questão, a tabela salarial deverá ser revista de maneira a aproximar o ordenado de quem trabalha para o Estado, daquilo que se pratica no sector privado.
Se, assim à primeira vista, a intenção até pode nem parecer de todo descabida, quando se olha mais de perto, para os pormenores, então percebe-se toda a patetice e, mais do que isso, o desconhecimento do que é hoje a realidade do país. A ideia seria aumentar o ordenado aos técnicos especializados, que no Estado ganharão, segundo o idiota, menos que no privado, para que estes não tenham a tentação de abandonar a função pública. Aos outros seria reduzido o vencimento porque, na cabeça da besta, auferem mais do que na iniciativa privada e, assim, seriam estimulados a procurar outra vida que não trabalhar para o Estado.
No primeiro grupo estarão, com toda a certeza arquitectos, engenheiros, médicos, economistas, enfermeiros e outros licenciados, mestrados ou doutorados.  No segundo, entre outros, canalizadores, electricistas, carpinteiros, pedreiros e auxiliares de serviços gerais. Para demonstrar o ridículo da proposta não me vou socorrer do exemplo recente daquela empresa – privada, por sinal – que pretendia recrutar um arquitecto por quinhentos euros ao mês. Nem lembrar que jovens licenciados a ganhar o salário mínimo é coisa que não escasseia. Prefiro antes sugerir que, o fulano da ideia e os muitos seguidores que abundam por cá, tentem encontrar quem lhes conserte uma torneira, mude uma lâmpada, repare um armário, dê uns retoques na parede ou, até mesmo, lhes esfregue a casa de banho, por quatro euros à hora.

2 comentários:

  1. Já não bastavam as postas de pescada dos iluminados de cá, muitas em horário nobre televisivo...

    Saudações!

    ResponderEliminar
  2. Maisnada...subscrevo!!!!

    ResponderEliminar