segunda-feira, 23 de julho de 2012

Amiguinhos mas só até certo ponto


A pretensa protecção e direitos dos animais estão, cada vez mais, na moda. Tenho aguardado, por isso, com alguma expectativa que as associações de defesa dos animais mobilizem os seus associados, apoiantes ou todos os que fazem questão de exibir publicamente a sua infindável estima pela bicharada, para uma iniciativa em grande estilo que chame, ainda mais a atenção da opinião pública para a sua causa. Assim do tipo estabelecer um dia nacional de limpeza da merda de cão que polui as nossas vilas e cidades. Podiam, também, aproveitar a ocasião para sensibilizar os donos dos animais a recolher os dejectos que os seus canitos vão largando. Era coisa que, não sei onde é que fui buscar esta ideia, talvez contribuísse para dar um pouco de credibilidade a esta gente.
Desconfio – para não garantir que tenho a certeza – que tal iniciativa estará foras das cogitações de todos os que se reclamam apaixonados pelos animais e se manifestam intransigentes defensores dos seus direitos. Podem ser, tadinhos, muito sensíveis ao bem-estar dos seus bichinhos mas isso não os impede de ser porcos. Javardos, vá.

4 comentários:

  1. Não é bem o bicho que é porco (estranha frase esta) mas o dono do bicho, que não apanha o que o seu "protegido" larga. Mas sempre que possível é apanhar o cocó alheio e largá-lo na caixa do correio do dono distraído, vais ver como aprende num instante! Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto. Ainda há dias uma amiga holandesa, quando o filho sujou um pé na relva a jogar futebol, dizia que na Holanda os donos têm de andar com um saco e fazer a devida limpeza. E partilho a sua opinião em relação a preocupações com bichos que ultrapassam a preocupação com o bem estar humano e afins.

    ResponderEliminar
  3. Pior estamos com as caganitas do Coelho

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo inteiramente e os animais não têm culpa, mas sim os donos. Mais, Cães e gatos podem fazer as necessidades em casa, basta ensiná-los, basta os donos serem educados e depois passearem com eles.
    Caso façam na rua que os donos apanhem.
    Conforme já referi, já fiz o que diz Rafeiro Perfumado e o dono aprendeu.

    ResponderEliminar